sábado, 23 de fevereiro de 2013

ITORORÓ, O CÂO GUIA

 
 Lola, a bela collie ( foto: elaine borges)

ITORORÓ (*)

Chegamos a Joaçaba vindos do Oeste catarinense. Nada conhecíamos além da rua em que morávamos. Mas a vida cobrava movimento – compras, alimentos, contas a pagar. Sempre pronta a prestar cuidados e também a viver aventuras, Maria, nossa mãe/irmã emprestada, oferecia-se a desvendar a cidade.
Como não se perder? Como garantir o retorno? Itororó, o cachorro da família foi quem resolveu o problema. Assim que Maria pegou a bolsa para sair, ele se colocou ao lado dela e pouco depois se pôs à frente, num passo resoluto de quem sabe aonde vai e o que faz.
Juntos atravessaram a ponte que separava a rua do centro maior e correram a cidade, resolvendo as pendências urgentes. Na hora de voltar, sentado na calçada à espera de um sinal, Itororó olhou firmemente para Maria e tomou a dianteira.
Juntos chegaram a casa, sem qualquer dificuldade. Assim foi por muito tempo; até que todos conhecessem bem os caminhos da nova terra, Itororó mostrava o roteiro.
Mas teve um dia em que choramos muito: Maria chegou em casa sozinha. “Procurei Itororó em todas as ruas em que estivemos e não encontrei mais. Acho que ele se perdeu ou foi roubado.”
Não podíamos nos consolar; mais que nosso cão, ele era nosso maior amigo. Ninguém queria dormir naquela noite, a ansiedade a dominar o sono.
No dia seguinte, pouco depois das oito horas, todos já reunidos para as atividades do dia – com os olhos vermelhos das lágrimas e do sono não dormido –, um latido fez com que corrêssemos para a porta. Era Itororó: ficara preso numa loja em que Maria estivera perto das seis horas e que fechara as portas tão logo Maria se afastara, e não pudera acompanhá-la. Abertas as portas do comércio, voltara para casa e para nossos abraços.

(*) Continuando as deliciosas histórias da Clarmi Régis, nos conta parte de sua vida onde os animais são os principais protagonistas.E a bela Lola entra na história apenas para enfeitar o post.

Um comentário:

  1. Adorei a história do amigo Itororó. Lola se sentiu honrada em enfeitar a bela narração.
    Virgínia

    ResponderExcluir